1 chávena almoçadeira (pode ser uma tigela) de arroz carolino
2 chávenas de água quente
1 pitada de sal
3/4 de chávena de açúcar
2 cascas translúcidas de limão
1 pau de canela
2 chávenas e meia de leite meio-gordo morno
1 colher de sopa de manteiga vegetal
4 gemas
canela em pó para polvilhar
Preparação
Lavar e cozer o arroz em 2 chávenas bem cheias de água quente com uma pitada de sal, em lume brando. Deixar absorver completamente toda a água, verificando se o arroz está bem cozido (caso seja necessário, juntar mais um pouco de água).
Acrescentar ao tacho o açúcar, as cascas de limão, o pau de canela, o leite e a manteiga vegetal e mexer até o açúcar se dissolver. Continuar a mexer suavemente, até sentir que o preparado começa a ferver e a engrossar ligeiramente (cerca de 6 a 8 minutos)
Entretanto, mexer as gemas numa tigela até ficarem desfeitas. Acrescentar duas a três colheres de sopa do preparado e misturar bem (serve para aquecer as gemas e não correr o risco de estas talharem quando as deitarmos no tacho ao lume).
Retirar as cascas de limão e o pau de canela do tacho e acrescentar em fio as gemas, mexendo sempre, em lume muito brando, até o preparado engrossar (mais 3 a 5 minutos), retirando do calor conforme o gosto, isto é, mais ou menos líquido (cá em casa gostamos do arroz bastante cremoso, pelo que o retiro do lume ainda bastante líquido; ao arrefecer, absorve o líquido residual e mantém a cremosidade).
Deitar o arroz para uma taça ou tacinhas individuais e polvilhar com canela em pó. Servir morno ou frio.
Deitar o arroz para uma taça ou tacinhas individuais e polvilhar com canela em pó. Servir morno ou frio.