| Tweet |
|
1 |
Sopa de alho Francês
1 cenoura (grande)
1 alho francês (grande)
2 courgettes (médias)
Preparação:
Cortar os legumes; num tacho meter um fio de azeite e deixar os legumes suar, quando estiver suado meter água a medida dos legumes e deixar ferver, no fim tritura os legumes.
Sopa de tomate
(esta sopa não é da minha autoria)
(esta sopa não é da minha autoria)
Leva-se uma panela ao lume com água. Quando ferver juntam-se os legumes e as batatas e tempera-se de sal. Quando estiverem bem cozidos tritura-se tudo. Leva-se novamente ao lume, verifica-se o tempero e quando ferver retira-se do lume. Adiciona-se o azeite, mexe-se bem e serve-se.
Descascar a abóbora, a batata, o alho francês e a cebola. Cortar tudo aos cubos e colocar na panela, com água e sal, durante 15 minutos. No final da cozedura, triturar usando a varinha mágica, adicionar o azeite e as sementes de linhaça.
Descascar as batatas, a cebola e os dois dentes de alho, cortar e colocar numa panela com a água e sal e deixar cozer durante 15 minutos. Quando estiver cozido, triturar tudo e levar novamente ao lume. Cortar a couve em tiras finas, sob a forma de caldo verde e lavar. Com o caldo a ferver em cachão juntar a couve bem escorrida e deixar cozer com o recipiente destapado durante 10 minutos. No final, rectificar o tempero, adicionar o azeite e servir.
Colocar todos os legumes (excepto os espinafres) descascados e cortados em pedaços dentro da panela.
Juntar a água, o azeite e sal a gosto e levar ao lume. Quando os legumes estiverem cozidos triturar a sopa, adicionando mais água se necessário.
Levar novamente ao lume e após levantar fervura juntar os espinafres previamente arranjados, deixando cozinhar por mais 10 minutos.
Preparam-se as beldroegas aproveitando apenas as folhas. Os molhos devem ser grandes. Cortam-se as cebolas às rodelas e alouram-se com o azeite. Juntam-se as folhas de beldroegas lavadas e deixam-se refogar muito bem, mexendo com uma colher de pau. Regam-se com cerca de 2 litros de água e deixa-se levantar fervura. Retiram-se as peles brancas à cabeça dos alhos, que se introduz inteira (sem retirar a pele roxa de cada dente de alho) na panela com o caldo a ferver. Juntam-se ainda as batatas cortadas às rodelas grossas. Tempera-se a sopa de sal e deixa-se cozer. Na altura de servir, introduzem-se no caldo os ovos um a um e deixam-se escalfar. Por fim metem-se na panela os queijinhos cortados aos quartos. Tem-se o pão cortado às fatias numa terrina e rega-se com o caldo. À parte servem-se as batatas, os ovos, as beldroegas e os queijinhos.